sexta-feira, 30 de março de 2012

Qual a diferença entre o Ubuntu e o Linux - Info


Há uma espécie de guerra em curso e estamos todos apanhados no meio. Nessa guerra, as duas superpotências estão Microsoft e a Apple . O campo de batalha é o sistema operacional. Inúmeras campanhas publicitárias dar a impressão de que estas são as únicas duas escolhas lá fora, para quem quer comprar um computador. Mas há um pequeno grupo de rebeldes lá fora, que conhecem melhor. Seu sistema operacional de escolha é o Linux e para trás uma filosofia muito diferente do seguido pelas grandes empresas.


Sobre o Linux
Linux é um open-source do sistema operacional . Para realmente entender o que isso significa, precisamos definir alguns termos. Um sistema operacional é uma camada de software em um computador que funciona como uma base para programas de computador. É função do SO para monitorar os recursos de informática e alocar esses recursos para programas que precisam deles. Quando você executar um programa, o sistema operacional funciona como um supervisor e garante que o programa tem o poder de processamento, memória e quaisquer outros recursos que pode precisar para funcionar. Os sistemas operacionais tornar mais fácil para desenvolvedores de programas para escrever software - sem um SO, o programador teria que criar software para trabalhar directamente a partir do próprio hardware.
Isso cobre o que um sistema operacional é, mas que sobre open source? Sistemas operacionais como Windows e Mac OS X são compilados. Eles são fáceis para máquinas de entender. Mas o código compilado é difícil para o ser humano para entender - é extremamente complexo. Isso significa que não é fácil para o usuário médio para ver como a Microsoft ou a Apple colocou seus sistemas operacionais juntos.
Ao contrário dos sistemas operacionais compilados, um sistema operacional open-source inclui o código fonte para o sistema operacional. Os desenvolvedores escrevem software em código-fonte. Existem várias linguagens de codificação, mas todos eles partilham um traço comum: É relativamente fácil para os seres humanos para compreendê-lo (assumindo que o ser humano tem estudado a língua). Máquinas não podem entender o código fonte, que é por que os desenvolvedores alimentar o código fonte através de um compilador.

Como o Linux inclui o código fonte do sistema operacional, você pode ver como o sistema operacional funciona por meio de download. Você vai ter que entender as linguagens de programação, mas não há nenhum nível de sigilo com o que faz o Linux. A vantagem dessa abordagem é que muitos usuários do Linux também são os desenvolvedores para o SO. Se um usuário vê um bug ou vulnerabilidade, ele ou ela pode chicotear acima de um código para corrigir o problema e contribuir para a próxima versão do Linux. O mesmo é verdadeiro para os recursos - se você pensar em uma função legal que você acredita que o Linux deve suportar, você pode construí-lo no código-fonte.
Você também pode construir seu próprio sistema operacional usando o kernel do Linux - a sua fundação - como base para seu sistema operacional. Isso nos leva ao Ubuntu. Vamos dar uma olhada no que o Ubuntu é e como se relaciona com Linux.


Sobre o Ubuntu

Ubuntu é uma distribuição - ou distro - de Linux . No jargão do Linux, uma distribuição é uma versão do sistema operacional que tem o kernel do Linux como sua fundação. Existem literalmente centenas de distribuições Linux diferente em estado selvagem.Muitos são gratuitos e têm comunidades de usuários que prestam uns aos outros com orientação e apoio.Mas a instalação de uma distro Linux livre com opções limitadas de apoio pode ser intimidante para o usuário médio de computador. É aí que o Ubuntu entra na história.
Ubuntu, distribuídos por uma empresa chamada Canonical, é um exemplo de um projeto comercial baseado no kernel do Linux. Fundada pelo empresário e filantropo Mark Shuttleworth, da Canonical missão é fornecer uma plataforma de software que é gratuito para usuários e desenvolvedores. Em vez de carga para o sistema operacional, comercial Canonical depende de apoio comercial para seus produtos. Ele também ajuda a empresas e organizações de sistemas de computadores de design com um olho na eficiência e na gestão de custos.
O que isso significa para você é que o Ubuntu é um sistema operacional livre, você pode instalar em um computador. Obter uma cópia é simples - você pode visitar o site do Ubuntu e baixar o sistema operacional diretamente. Você precisa ter um CD ou USB campanha para salvar o sistema operacional. Uma vez que você tenha copiado o sistema operacional para a unidade ou CD, você pode inicializar o computador usando o Ubuntu.
Um recurso interessante do Ubuntu é que a Canonical não se importa se você tem medo de compromisso.Iniciar a partir do pen drive ou CD permite que você jogue com o sistema operacional Ubuntu sem substituir sistema operacional nativo do seu computador. Se você é um fiel usuário do Windows ou Mac OS X devoto, você não precisa se sentir culpado. Você pode ver o Ubuntu no lado sem ferir o seu relacionamento de longo prazo OS.
Se você encontrar Ubuntu ser exatamente o que você precisa, você pode carregá-lo no seu computador, quer correr lado a lado com seu sistema operacional existente, ou você pode dividir com seus Soos antigos - que é sistema operacional outro significativo - e começar a ver exclusivamente Ubuntu. Há até uma opção para rodar o Ubuntu dentro do Windows em si, como se fosse qualquer outra peça de software.
Agora vamos dar uma olhada no que define o Ubuntu além de uma base Linux SO.


Ubuntu versus Linux

No coração do Ubuntu é o Linux kernel.Ubuntu baseia-se na arquitetura do Linux para se comunicar com o hardware de um computador para que o software pode fazer o que é suposto fazer. Comandos do Ubuntu siga as regras e procedimentos que centenas de outras distribuições Linux também usam. Mas o Ubuntu tem seu próprio estilo e lista de recursos.
O Ubuntu tem uma interface gráfica de usuário (GUI), tornando-se semelhante a outros sistemas operacionais mais populares, como Windows, Mac OS e até mesmo smartphones sistemas como Android. O sistema operacional representa aplicativos como ícones ou opções de menu que você pode selecionar usando comandos de teclado ou um mouse - não há necessidade de aprender uma biblioteca de comandos ou termos. Se você já usou outros sistemas operacionais que dependem de uma interface gráfica, você pode navegar através de Ubuntu facilmente.

Cubo 3D do Desktop do Ubuntu.
O sistema operacional suporta uma ampla variedade de software. Você vai encontrar dezenas de exemplos de aplicações de produtividade, software de mídia e programas de comunicação que rodam em Linux e, por sua vez, o Ubuntu. Alguns deles são compatíveis com as aplicações que rodam em outros sistemas operacionais, como a suíte Office da Microsoft.
Na verdade, o Ubuntu irá suportar o software que é compatível com Linux. No final, o Ubuntu é apenas uma tentativa de alavancar o Linux sistema operacional de uma forma que é fácil e intuitiva para o usuário final. Nos bastidores e em sua própria essência, o Ubuntu é Linux. É apenas a casca exterior que a distingue de uma distribuição Linux básico.
Se você está curioso sobre o Ubuntu, você pode baixá-lo gratuitamente e experimentá-lo sem risco. Você não tem que substituir o seu sistema operacional atual. Quem sabe? Você pode achar que você prefere abordagem Ubuntu e sua próxima máquina poderia muito bem ser um sistema Linux.


terça-feira, 27 de março de 2012

Mozilla Firefox define data para fim de suporte do Windows XP


Mozilla anunciou na sexta-feira (dia 23) que o Firefox do próximo mês 12 será a última versão para rodar em edições anteriores do Windows XP e do Window 2000.
A empresa também reiterou que vai parar de servir as atualizações de segurança para Firefox 2010 de 3,6 em abril.
Começando com o Firefox 13, os requisitos mínimos do navegador será XP Service Pack 2 (SP2). Firefox 13 não funcionará no Windows 2000, Windows XP RTM (versão de produção, o original meados de 2001, compilação) ou XP SP1.
Firefox 12, definido para enviar 24 de abril e deverá ser substituída pela próxima edição em 4 de junho, será o último que suporta os três mais antigos do Windows.
"Esta mudança de suporte permite melhorar significativamente o desempenho do Firefox no Windows usando um mais moderno sistema de construção", afirmou a Mozilla em um posto sexta-feira a um blog da empresa.
A decisão não foi uma surpresa: Mozilla vem discutindo a mudança de pelo menos três anos . E a empresa realmente puxou o gatilho de dois meses atrás, quando Asa Dotzler, diretor do Firefox, explicou o raciocínio da empresa.
"Nossos desenvolvedores não têm sido capazes de tirar proveito dos recursos do compilador novas [no Visual Studio 2010] e tiveram de lutar para manter as otimizações valiosas de quebrar, inclusive tendo que voltar atrás e, finalmente, atrasar algumas características importantes como SPDY", disse Dotzler no final de janeiro . "Nossos usuários têm sofrido um ritmo mais lento do que o Firefox seria possível que ambos os resultados diretos e indiretos da mudança para um compilador mais moderno."
SPDY, para "speedy", é um protocolo de Google-desenvolvido que promete mais rápido e carregamento da página mais seguro. Mozilla adicionou suporte para SPDY no Firefox 11, a 13 de marco de lançamento.
Ao mudar para o Visual Studio 2010, a Mozilla não será capaz de construir o Firefox para os sistemas operacionais mais antigos, disse Dotzler. Pois a Microsoft retirou todas as edições de três anos atrás.
Windows 2000 caiu fora da lista de suporte da Microsoft em meados de 2010, e XP e XP SP1 foram despejados em 2004 e 2006, respectivamente. Microsoft nem sequer suporta o Windows XP SP2 .
A única versão do Windows XP ainda apoiado pela Microsoft com atualizações de segurança - incluindo correções para Internet Explorer 6 (IE6), o navegador que veio com o sistema operacional - é SP3, que lançou em 2008 e tem dois anos de vida do suporte para a esquerda.
Mozilla recomenda que os usuários do Firefox ainda que executam o Windows XP RTM ou XP SP1 para migrar para um novo sistema operacional - Windows XP SP3 é uma atualização gratuita - e pediu que clientes do Windows 2000 para fazer o mesmo.
Dotzler também orientou usuários do Windows 2000 para um rival. "Se você é um usuário do Windows 2000 e você simplesmente não pode atualizar seu PC com uma versão do Windows mais moderna, tenho certeza que as pessoas boas em cima da Opera [Software] ficará feliz em ajudá-lo", disse Dotzler na sexta-feira .
Opera roda em Windows 2000, mas seu fabricante norueguesa recomenda XP ou posterior.
Ao contrário do Opera, Chrome do Google não é uma opção, uma vez que o limite inferior do Chrome é o mesmo do Firefox, Windows XP SP2.
Na sexta-feira, Mozilla também repetiu o que havia anunciado na semana anterior, que o Firefox 3.6 é o suporte se aproximando da aposentadoria.
Firefox 3.6.28, que Mozilla enviado 13 de março é a última atualização planejada para o navegador de dois anos de idade. Entre hoje e 24 de abril, Mozilla só irá liberar correções para 3,6 se os desenvolvedores descobrir crítica de segurança ou problemas de estabilidade.
Mozilla Firefox 3.6 aconselhou os usuários a atualizar para a edição atual, ou na sua falta, Firefox ESR (Release Suporte Estendido) , a compilação que tem como alvo empresas desconfiam de atualizar navegadores a cada seis semanas.
Porque o Firefox ESR recebe apenas atualizações de segurança durante a 54 semanas de ciclo de vida - a primeira edição é baseado no Firefox 10, e não vai mudar sensivelmente até novembro de 2012 - Windows 2000, XP RTM e XP SP1 pode continuar a executá-lo através início de fevereiro de 2013.


Diferentes formatos de documento no Word, e por que usá-los


Se você usa o Microsoft Word (ou um processador de texto similar), você provavelmente sabe muito bem como salvar um documento. Você clica em Salvar , escolha uma pasta, dê o documento um nome e clique em Salvar , OK , ou o que quer.
O que você pode não saber é como escolher um formato diferente para esse documento, ou porque você iria querer.
Por padrão, o Microsoft Word usa seu próprio formato de documento proprietário. Nos velhos tempos, que foi o formato Doc, mas a partir de Word 2007 (e continuining com o Word 2010), é Docx.
Outros processadores de texto têm seus próprios padrões também. OpenOffice Writer, por exemplo, utiliza o formato OpenDocument ou ODF. Escritor Kingsoft usa um formato chamado WPS. E assim por diante.
Felizmente, estes e outros programas podem salvar documentos em vários formatos, tornando-os mais fáceis de acessar, bem, em outros programas. É por isso que, no Microsoft Word, se você clicar no Salvar como tipo pull-down na caixa de diálogo Salvar, você verá uma grande variedade de escolhas. Abaixo eu identifiquei alguns dos mais populares, e em que circunstâncias você pode usá-los.

Diferentes formatos para salvar o texto.


Rich Text Format RTF pode ser melhor descrito como um "formato de processamento de texto universal", como ele é suportado por quase todos os processador de texto. No entanto, ao contrário de texto simples, ele retém as informações básicas, como tamanhos de fonte e estilos.
PDF Formato da Adobe Portable Document também tem um apelo universal, como ele pode ser aberto com qualquer número de espectadores (incluindo, mais comumente, o Adobe Reader). Você usaria PDF para produzir o documento em um formato somente leitura, ou seja, não poderia ser facilmente editados. É também uma boa maneira de distribuir os documentos on-line, como a maioria dos navegadores pode visualizar PDFs sem a necessidade de baixá-los.
Texto Simples Assim como parece, este formato salva somente o texto-prima - sem formatação, sem códigos ocultos, apenas suas palavras. Você pode usar isso para exportar texto que precisa ser importado em outro programa, como uma ferramenta de blog ou editor de texto - algo que não vai gostar de todos extras subjacentes do Word.
Word 97-2003 Document Então você tem o Word 2010, mas seus pais ainda estão ligando junto com o Word 97. Este último não pode abrir documentos criados pelo antigo (não sem um conversor, de qualquer maneira), mas pelo menos o Word permite que você salve arquivos usando os formatos antigos. Alguns tipos de formatação podem se perder na tradução, mas isso deve funcionar para a maioria dos tipos de documentos.
O Word também pode salvar os arquivos como páginas Web, documentos XML, modelos e muito mais. 

sábado, 17 de março de 2012

Truques e Dicas para Windows XP





Velocidade de arranque:


Aumentar a velocidade de arranque desfragmentando os ficheiros de arranque:
Iniciar  Executar → regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction
depois procurar "Enable" e dar-lhe o valor Y


Arranque mais rápido (tornar o serviço "Prefetcher" melhor):
Iniciar → Executar → regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SessionManager\MemoryManagement\PrefetchParameters
depois descobrir o valor
EnablePrefetcher
e colocá-lo a 5


Diminuir o tempo que o XP demora a arrancar:
Ir a http://www.microsoft.com/hwdev/platform/performance/fastboot/
e fazer o download do ficheiro BootVis
depois  escolher Trace / Next Boot + Driver Delays (para ver o tempo de arranque do sistema)
depois escolher Trace / Optimize System (para optimizar o arranque)
e depois  escolher Trace / Next Boot + Driver Delays (para ver se o tempo de arranque do sistema diminuiu)


Aumentar ligeiramente a velocidade de arranque desactivando o ecrã de arranque do Windows:
Iniciar → Executar → msconfig
e no guia Boot.ini seleccionar as opções "NoGuiBoot" e "SOS"

Velocidade de encerramento:


Para o Win Xp encerrar mais rapidamente:
Iniciar → Executar → regedit
depois navegar:
HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop
depois procurar o valor HungAppTimeout e verificar que se encontra a 5000
depois mudar o valor WaitToKillAppTimeout de 20000 para 4000
depois navegar:
HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control
e depois colocar o valor WaitKillServiceTimeout a 4000
E por fim para quem tem uma placa gráfica Ndivia ir a:
Painel de controlo/Ferramentas Administrativas/Serviços
e colocar o "Nvidia Driver Help Service" para manual.


Diminuir o tempo de encerramento do Windows (fechando automaticamente os programas que deixam de responder):
Iniciar → Executar → regedit
HKEY_USERS\.DEFAULT\Control Panel\Desktop
depois seleccionar "AutoEndTasks" e trocar o 0 por um 1



Desempenho do sistema:


Aumentar a velocidade do PC desactivando o "zip" do XP:
Iniciar → Executar → regsvr32 /u zipfldr.dll
e premir Enter


Acelerar o PC (desactivando a procura de tarefas agendadas em discos de rede, coisa que os utilizadores normais não utilizam):
Iniciar → Executar → regedit
depois navegar:
HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace
depois seleccionar a chave {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF} e apagá-la.


Economizar memória pondo os DLL na ordem (DLL que continuam na memória ao fim de terminar-mos o programa correspondente):
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer
depois criar uma sub-chave chamada
AlwaysUnloadDLL
e dar-lhe o valor 1


Utilizar o active desktop (para poupar memoria, porque com o active desktop o wallpaper não é convertido para  .bmp ,ficando com o tamanho original):
Botão direito do rato → Propriedades → Ambiente de Trabalho → Personalizar Ambiente o de Trabalho → Web → Novo
Depois navegar até ao Wallpaper que desejo
Depois clicar na janela(na seta) e escolher a opção: Cobrir ambiente de trabalho
Posso por várias imagens ou gifs animados
Depois Botão direito do rato → Dispor ícones por → Bloquear itens da web no ambiente de trabalho.


Windows mais leve, quando o PC só é usado por uma pessoa e não está em rede:
Painel de controlo → Ferramentas Administrativas → Serviços
E desabilitar as coisas desnecessárias:
      Alerta
      Agendador de Tarefas
      Alocador Remote Procedure Call
      Localizador de computadores
      Troca rápida de usuário
      Acesso a dispositivo de interface humana
      Serviço de Indexação (baixa a performance do HD)
      Mensageiro
      Logon de Rede (desnecessário se seu computador não está em rede)
      Netmeeting Remote Desktop Sharing (disabled for extra security)
      Registro Remoto
      Servidor
      Serviço de Descoberta SSDP (bug que deixa aberta a porta 5000)
      Auxiliar NetBios TCP/IP
      Telnet (disabled for extra security)
      Universal Plug and Play Device Host
      Upload Manager
      Horário do Windows
      Configuração zero sem fio
      Estação de trabalho


Acelarar as aplicações:
www.intel.com → Find Intel downloads and drivers → Chipset Software → Intel Application Accelerator


Acelarar a navegação em pastas desactivando a procura automática de ficheiros e impressoras de rede:
O meu computador → Ferramentas → Opções de pastas... → Ver
e depois desmarcar a opção que diz: Procurar automaticamente pastas e impressoras de rede.


Aumentar a velocidade do Menu Iniciar:
Iniciar → Executar → regedit
depois navegar:
HKEY_CURRENT_USER\ControlPanel\Desktop
depois seleccionar "MenuShowDelay"
e escolher um valor entre 400 (mais lento) e 0 (mais rápido)
depois reiniciar o PC



Internet:


Aumentar os downloads do Internet Explorer:
Iniciar → Executar → regedit
HKEY_CURRENT_USER/Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/InternetSettings
depois clicar em adicionar valor, e adicionar os valores DWORD seguintes:
MaxConnectionsPer1_0Server=Dword:0000000a
MaxConnectionsPerServer=Dword:0000000a


Mudar o título do Internet Explorer:
Iniciar → Executar → regedit
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main\Window Title


Mais largura de banda para o Windows XP Professional:
Iniciar → Executar → gpedit.msc
Computer configuration → Local computer policy → Administrative templates → network → QoS Packet Scheduler → Limit reservavle bandwidth
Enable e depois mudar a percentagem que é  de 20 para 0


Para saber o meu IP e outras informações:
Iniciar → Executar → cmd → ipconfig
Iniciar → Executar → cmd → ipconfig/all


Para verificar as portas que estão abertas:
Iniciar → Executar → cmd → netstat –a


Para fazer o Trace Route até determinado servidor:
Na linha de comandos digitar tracert seguido de uma URL ou número IP externo qualquer.


Mais rapidez a abrir as páginas da net aumentando a cache DNS:
(DNS é a tradução do endereço web para IP, que é feita por servidores DNS, mas algumas traduções ficam guardadas na cache do nosso computador)
Abrir Bloco de Notas e escrever:
Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Dnscache\Parameters]
"CacheHashTableBucketSize"=dword:00000001
"CacheHashTableSize"=dword:00000180
"MaxCacheEntryTtlLimit"=dword:0000fa00
"MaxSOACacheEntryTtlLimit"=dword:0000012d

Depois guardar com um nome .reg
E depois executar

Para esvaziar a cache, que é para ficar com uma mais recente:
Iniciar → Executar → cmd → ipconfig/flushdns

Para ver o que está na cache
Iniciar → Executar → cmd → ipconfig/displaydns+


Para ver a tabela ARP
Iniciar → Executar → cmd → arp


Internet mais veloz:
Iniciar Executar Regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\ServiceProvider
Depois seleccionar ServiceProvider e alterar os valores hexadecimais:
Class - 1
DnsPriority - 7
HostsPriority - 6
LocalPriority - 5
NetbtPriority – 8



Aparência:



Fazer desaparecer as pastas de Documentos Partilhados no Win XP:
Iniciar → Executar → regedit
depois navegar:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\MyComputer\NameSpace\DelegateFolders
depois eliminar a chave:
{59031a47-3f72-44a7-89c5-5595fe6b30ee}
e depois reiniciar o PC.


Proibir que alterem o menu Iniciar:
Iniciar → Executar → regedit
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer
depois adicionar uma DWORD chamada
NoChangeStartMenu
e depois dar-lhe o valor 1


Mudar o tamanho das miniaturas:
Iniciar → Executar → regedit
→Mudar só para mim
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer
→Mudar para todos os utilizadores
HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer
Depois adicionar um novo DWORD chamado
ThumbnailSize
e depois dar-lhe um valor entre 32 e 256


Remover o ícone da reciclagem do ambiente de trabalho:
Iniciar → Executar → regedit
HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrenteVersion\Explorer\Desktop\NameSpace\
e depois apagar a chave:
{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}


Mudar o ícone duma drive (por ex C):
Iniciar → Executar → Regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer
Se não existir, criar uma nova chave(pasta) chamada DriveIcons
Dentro desta chave criar outra com o nome da drive (por ex: C)
E dentro desta chave criar uma chave chamada DefaultIcon
Depois clicar com o direito em 'Default' e escolher 'Modify', e no campo (Value Data) escrever o directório do ícone (por ex: C:\Meus Documentos\Icon.ico)

Instalar temas no Windows XP sem  a necessidade de adquirir o Microsoft PLUS:
Arranjar na NET o arquivo uxtheme.dll
Reiniciar o computador no Modo de Segurança (pressionar F8 quando está a arrancar)
Renomear o arquivo uxtheme.dll, que está na pasta C:Windows/System32 para uxtheme.bak
Copiar o arquivo uxtheme.dll que se sacou da net para C:Windows/System32
Reiniciar o PC.


Lista de icons:
\Windows\System32\shell32.dll



Sistema:




Desligar o sistema de ajuda dos botões (mensagem que aparece quando passa-mos por cima de um botão Minimizar, Maximizar.... ):
Iniciar → Executar → regedit
HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop
depois criar um valor de string chamado
MinMaxClose
e depois dar-lhe o valor 1


Criar disquetes de arranque para o XP Professional:
Ir a http://www.microsoft.com/downloads/release.asp?releaseid=33291
e depois fazer o download do ficheiro WinXP_EN_PRO_BF.EXE


Autologon sem palavra passe:
Iniciar → Executar → control userpasswords2
depois desmarcar a opção "Users must enter a user name and password to use this computer"


Mudar o Dono (mudar o nome em que o Windows está registado):
Iniciar → Executar → regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion
depois na entrada: Registered Owner dar o nome que quiser.


Eliminar programas que ao fim de desinstalados permanecem na lista Adicionar/Remover Programas:
Iniciar → Executar → regedit HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\CurrentVersion\Uninstall


Microsoft Management Console (MMC) só para o XP Professional (permite personalizar o PC):
Iniciar → Executar → mmc
File → Add/Remove Snap In → Add → Group Policy → Add → Finish

( Atenção: não me responsabilizo por danos causados devido ao uso dos truques e dicas existentes nesta página. )