Imagine um mundo sem o botão Iniciar. Não, eu não estou falando sobre o Windows 8. volte ao passado onde o Windows 3.1 dominavam a Terra.
Vinte anos atrás, este mês, a Microsoft lançou a versão 3.1 do seu MS-DOS-shell gráfica que virou do sistema operacional. Windows 3.1 tornou-se a primeira versão do Windows que será amplamente divulgada com PCs novos, cimentar o domínio do sistema operacional da Microsoft na plataforma IBM PC e sinalizando o alvorecer da Era de Ouro do Windows.
Em homenagem a este aniversário, vamos fazer um tour visual através de Windows 3.1. Nos slides seguintes, vou destacar muitas das inovações deste GUI colorido trazidas para o Windows pela primeira vez.
Gerenciador do Programa
Antes do Windows Explorer, houve Gerente do Programa, onde você pode agrupar os ícones de aplicativos em conjunto da forma que queria, permitindo a organização do programa primitivo. (Para visualizar arquivos em seu computador, você correu Gerenciador de Arquivos.) Funcionou bem, mas fazer malabarismos com muitas janelas pode ser complicado - e você pode acabar com os grupos 50-plus enchimento tela.
Gerenciador de arquivos
File Manager permitem-lhe explorar o sistema de arquivos do seu computador visualmente, usando uma árvore de diretórios e uma visão baseada em ícones de arquivos.Copiando entre pastas foi tão fácil como arrastar e soltar, que atraiu muitos usuários de PC iniciantes para Windows.
Microsoft combinado File Manager e Gerente de Programa em Windows Explorer no Windows 95, eo arranjo tem sido assim desde então.
Fontes TrueType
O sistema de fontes TrueType marcou a mais importante inovação visual no Windows 3.1. True Type foi realmente desenvolvido pela Apple Computer, que - se você pode acreditar - licenciou a tecnologia para a Microsoft de forma gratuita. Por quê? A Apple não quis Adobe monopolizar tipo digital.
Ao invés de usar blocos pixels em um bitmap, TrueType fontes como descrito curvas e linhas, o que permitiu fontes de escalar sem problemas para qualquer tamanho. Esta capacidade de produção incrível de documentos impressos, um grande motivo para Windows 3.1 floresceu como uma plataforma de editoração eletrônica. Ganhe 3,1 incluiu 15 fontes com agora conhecidos nomes como Arial, Courier, System, e Times New Roman.
Protetor de tela (Built-In Screensavers)
Antes do Windows 3.1, se você quiser salvar o seu monitor de CRT burn-in, ou você o desligou ou instalado um protetor de tela de terceiros, tais como After Dark. Na versão 3.1, a Microsoft incluiu quatro screensavers: Tela em branco (oooh!), voando do Windows (logos variados do Windows crescentes por), Marquee (a frase de sua escolha de rolagem na tela) e Starfield Simulação (um vôo através do espaço, com o estrelas listras passado).
Claro, os usuários podem instalar screensavers muitos mais, o que gerou uma pequena indústria de back-of-the-magazine de screensaver plug-ins que funcionava mais como colírio para os olhos do que como um meio genuínas para proteger o seu monitor.
Games
Nos dias antes do acesso fácil e omnipresente a celebridade de notícias de blogs, os trabalhadores de escritório, muitas vezes longe whiled suas horas ociosas com jogos de Paciência e Campo Minado (bem, isso e rabiscar com Paintbrush). Solitaire apareceu pela primeira vez no Windows 3.0, mas a Microsoft introduziu o quebra-cabeça clássico Minesweeper em 3,1, substituindo s 3.0 "Reversi. Algumas pessoas afirmam que o Windows Solitaire desperdiçou mais horas de produtividade do que qualquer outra aplicação para PC.
Surge o Registro
Windows 3.1 trouxe muitas melhorias, mas também introduziu um recurso que viria a ser a ruína de muitos usuários do Windows: o Registro. Nós todos sabemos como é fácil para este banco de dados personalizado de configurações de sistema oculto para se tornar confusa e causar estragos em nossas máquinas. A Secretaria sobreviveu a todas as queixas, no entanto: Atrás da aparência moderna interface de toque, o Metro do Windows 8, a Secretaria ainda espreita.
Painel de controle
Para trás nos dias de 3,1, você precisava de apenas 12 ícones no Painel de Controle para configurar todos Windows; no meu Painel de Controle do Windows 7, eu conto 52 ícones. (Claro, Windows 3.1 ocupava apenas 11MB de espaço em disco, contra 23Gb para a minha instalação do Windows 7 - uma boa indicação da complexidade crescente do sistema operacional ao longo dos anos.)
Windows 3.1 foi a primeira versão do Windows para ter um painel de controle modular. Você pode adicionar novos painéis para a janela mostrada aqui simplesmente copiando um arquivo especial CPL para a pasta de sistema do Windows.
As imagens incorporadas
Windows 3.1 introduziu um meio em todo o sistema de incorporação e vinculação diferentes tipos de arquivos em conjunto chamado OLE, abreviação de Object Linking and Embedding. O que significa isso? Por exemplo, você poderia ter um arquivo de bitmap Paintbrush e incorporá-lo em um arquivo de processamento de palavra escrita, como mostrado aqui. Mas se o bitmap foram "ligados" em vez disso, quaisquer alterações externas no bitmap seriam refletidas no arquivo de gravação. Tomamos essa funcionalidade para concedido nestes dias, mas 20 anos atrás esta era uma grande comodidade.
Uniforme Abrir / Salvar caixas de diálogo
Antes do Windows 3.1, autores de aplicações tiveram que codificar sua própria Abrir / Salvar caixas diálogo arquivo a partir do zero para cada programa, o que levou a inconsistências confusas. Microsoft remediado que em 3,1 por introdução de uma Aberto todo o sistema / Salvar sistema de caixa de diálogo (mostrada aqui no Paintbrush) que os desenvolvedores podem ligar para os seus produtos.
Suporte Multimídia
Microsoft pioneira com suporte de som e reprodução de vídeo como parte do Windows 3.0 com as extensões de multimídia, lançado em 1991, mas apenas em máquinas novas. A empresa fez as adições padrão em Windows 3.1, que permite aos usuários reproduzir e gravar digitalizados de alta qualidade arquivos de áudio usando placas de som, como o Pro SoundBlaster popular. E no Media Player, os usuários podem assistir arquivos de vídeo AVI - se o seu hardware poderia lidar com o vídeo sem engasgar.
Bloco de notas e calculadora
Nem o Bloco de notas e a Calculadora nem se originou com o Windows 3.1, mas estes acessórios utilizados com frequência são dignos de um olhar de qualquer maneira. Embora a aparência do bloco de notas deve ser familiar para os usuários mais modernas do Windows, os coloridos, botões planos de Calculadora pode parecer um pouco estranho. Esses botões são um vestígio do tempo antes da sombra, olha 3D botões de 1990 do Windows 3.0 tornou-se padrão. Windows 95 introduziu um mais "Windows-olhando" Calculadora três anos depois.
Lista de Tarefas
Nas versões modernas de Windows, que você mantenha pressionada a tecla Ctrl-Alt-Delete para acessar o Gerenciador de Tarefas. No Windows 3.1, você pressionou Ctrl-Esc ou duplo-clique no desktop para abrir o precursor do Gerenciador de tarefas, chamado de lista de tarefas. O utilitário permite que você ver todos os aplicativos abertos e feche um se tornou incontrolável. (Isso não foi tão útil quanto parece, embora, desde acidentes a maioria dos aplicativos na época levou o Windows para baixo com eles.)
Doodles Digital
Vamos terminar nosso tour de 3,1 com uma ilustração abstrata criada pelo meu irmão em Paintbrush, o ancestral de pintura de hoje. Numa altura em que a maioria dos PCs do Windows suportadas apenas 16 cores, Paintbrush funcionava como um canivete suíço versátil para rápidas tarefas de edição gráfica.
A era do Windows 3.1 era uma época mais simples, mas não necessariamente um mau. Afinal, se o Windows se comportado mal - e, acreditem, isso aconteceu muito - você poderia simplesmente sair para MS-DOS e fingir que o Windows não existia.
Parabéns gostei muito de ver um pouco da história do Windows
ResponderExcluir