terça-feira, 13 de março de 2012


Primeiros Passos


Esta parte será diferente a partir da História do computador, não cronológica de viagens através de software da terra, mas uma coleção de artigos e ensaios sobre software.
Software tem uma longa história e, tanto quanto os fatos são conhecidos para nós, vai dar a você. Quando histórias desaparecidos, dados ou outras informações são compartilhadas para nós, eles serão colocados neste site. Se você tem algum comentário de sugestões sobre esta página ou qualquer outra página, não hesite em contactar-nos.

Uma pergunta simples: "O que é software?" A resposta é muito simples: você pode tocar Hardware, software não pode. Mas isso é muito simples na verdade.
Mas quando se fala em software você fala sobre a programação e linguagens de programação. Mas sobre a produção e venda dos produtos fabricados pela programação (linguagens) também.
Existem mais de 300 diferentes idiomas ("comum") estão em existência, para além dos vários dialetos decorrentes de um deles. A maioria deles podem ser classificados em grupos definidos, mas outros não pertencem a nada. Alguns. Porque eles são bastante novo ou o uso deles foi ou nunca é ampla e usado apenas por alguns profissionais de pequenas especializadas ou grupos de cientistas que requerem esses dialetos Este é frequentemente o caso com uma linguagem específica que foi projetado para apenas uma finalidade, por exemplo, telecomunicações ou de supercomputação. 

Algumas línguas são mesmo línguas mortas, alguns outros são revividas e expandidas de novo, e há aqueles que constantemente rejuvenescer. Neste último caso, um programador é muitas vezes perguntando se ele ou ela não é apenas a atualização para uma versão mais recente, mas sim aprender uma língua completamente nova.


Como Tudo Começou

Não deve ser uma grande surpresa que a criação ou software também foi em passos largos, mas distinguíveis.Comparado com hardware houve desenvolvimentos que foram menos paralela ou sobreposta. Em casos raros desenvolvimentos foram reinventadas por vezes, porque o desenvolvimento ou a invenção não foram publicado, mesmo proibido de ser tornado público (a guerra, o sigilo etc) ou se tornou conhecido ao mesmo tempo e depois (legal) as discussões  ganhando honras.
A mais antiga forma prática de programação provavelmente foi feito por Jaquard (1804, França). Ele projetou um tear que executavam tarefas pré-definidas através da alimentação cartões perfurados em uma engenhoca de leitura. 

Esta imagem mostra a fabricação 
de cartões perfurados para teares 

Esta nova tecnologia permitiu tapetes e tecidos para ser fabricado com habilidades inferiores e até mesmo com menos pessoas. O garoto, sentado, o tear mudando varas e outras coisas desapareceram. Uma única pessoa poderia agora lidar com um tear. Que esta resistência se reuniu de os tecelões não deixa dúvida. A mesma coisa aconteceu na Inglaterra durante a revolução industrial lá. Mesmo um movimento surgiu chamado: luditas ( anti tecnologia ou apenas cidadãos preocupados que lutam por seu pão?)

A tecnologia de cartões perfurados será posteriormente adaptada por (da IBM) Gravação e Tabulating Companhia para processar dados.

Dados de tabulação com um Hollerith máquina 
A situação ainda era um em um jogo: um problema precisava ser resolvido, portanto, uma máquina foi construída. (Pascal, Babbage, Scheultz & Son) E quando algum tipo de instrução era necessária uma seqüência foi desenhado ou escrito e transferido para tanto cartões ou aparelhos mecânicos, tais como fios, engrenagens, eixos, etc atuadores. Para ligar para que a programação? Bem, de acordo com nossa definição sim, foi.
Primeiro foi Ada Lovelace , escrever um programa rudimentar (1843) para a Máquina Analítica, projetado por Charles Babbage em 1827, mas a máquina nunca entrou em operação.
Em seguida, houve George Boole (1815-1864), um matemático britânico, que provou a relação entre a matemática ea lógica com sua álgebra da lógica (Álgebra booleana ou lógica binária) em 1847.
Isto significou um grande avanço para a matemática. Boole foi o primeiro a provar que a lógica é parte da matemática e não de filosofia.
Um grande passo em pensar demais.
Mas vai demorar cem anos antes dessa álgebra da lógica é colocar para trabalhar para a computação.
John Von Neumann trabalha no Instituto de Estudos Avançados desenvolvido em1945, dois conceitos importantes que afetou diretamente a caminho de linguagens de programação:
O primeiro conceito ficou conhecido como "técnica de shared-programa" . Esta técnica afirma que o hardware do computador real deve ser simples e não precisa estar à mão com fio para cada programa. Em vez disso, instruções complexas deve ser usado para controlar o hardware simples, permitindo-lhe ser reprogramado muito mais rápido. 
O segundo conceito também foi extremamente importante para o desenvolvimento de linguagens de programação. Von Neumann chamou de "transferência de controle condicional" (www.softlord.com). Esta ideia deu origem ao conceito de sub rotinas, ou pequenos blocos de código que pode ser saltado para em qualquer ordem, em vez de um único conjunto de cronologicamente etapas para o computador de tomar.A segunda parte da idéia afirmou que o código de computador deve ser capaz de ramificar com base nas demonstrações lógicas, como IF (expressão), então, e em loop, como com uma instrução FOR."Transferência de controle condicional" deu origem à idéia de "bibliotecas", que são blocos de código que podem ser reutilizados várias vezes.

Era da Informação


 No início dos chamados "da Era da Informação" computadores foram programados por "programação" instruções diretas para ele. Isso foi feito através da criação interruptores ou fazer conexões para diferentes unidades lógicas por fios (circuitos).


Duas mulheres de fiação do lado direito do ENIAC com um novo programa  

Programação como isso não era nada mais, mas religação estas máquinas enormes, a fim de utilizar todas as opções, possibilidades e cálculos. Reprogramação sempre significou religação.
Desta forma os cálculos necessários dias de preparativos, movimenta milhares de fios, interruptores, tomadas redefinir etc (no caso mais extremo que é). E o cálculo programado si só levou alguns minutos. Se a "programação" da fiação não tiver uma conexão errada, a palavra bug não foi usado no entanto, para erros de programação.
Os painéis de codificação muito parecia que um centrais telefônicas poucos empurrou juntos, e na verdade muitas partes realmente veio a partir de tábuas de comutação.
Com a invenção de tubos de vácuo, juntamente com muitas outras invenções, muito do religação pertencia ao passado. Os tubos substituído as máquinas lentas baseado em relês.


Linguagem C 

C surgiu nos anos 1969-1973 e foi desenvolvido por Dennis Richey e Kerningham David ambos trabalhando nos laboratórios Bell.
E a palavra mágica era portabilidade.
Paralelo ao desenvolvimento das linguagens de computador, sistemas operacionais (OS) foram desenvolvidos. Estes foram necessários porque a criação de programas e ter que escrever todas as instruções de máquina específicas e outra vez foi uma "perda de tempo" de trabalho. 
Assim, através da introdução de "princípio" do sistema operacional quase todas as entradas e saída tarefas foram assumidas pelo sistema operacional.
Tais como:
  • gravação de dados para e da memória,
  • salvar dados em discos,
  • gravação de dados em telas e impressoras,
  • fitas de partida,
  • memória refrescante,
  • programação de tarefas específicas
  • etc, etc.

Como as linguagens de computador comuns teve problemas para ser traduzida de uma máquina para outra, a da OS tinha que tomar o mesmo obstáculo cada vez que uma nova máquina foi desenvolvida.
A pressão anúncio necessidade de uma linguagem comum portátil era enorme.
Havia alguns projetos mal sucedidos destinadas a resolver este problema, como o Multics, uma joint venture do MIT, General Electric e Bell Labs. E outros desenvolvimentos no DOD em diferentes países. Mas nem todos eles vieram tarde demais ou tornou-se complexo demais para ter sucesso.
Mas o fim do Multics inspirado Dennis Ritchie e Brian Kernigham para desenvolver C em 1972. Esta foi e ainda é uma linguagem muito rigorosa que ficou perto o suficiente para a lógica interna da máquina e estrutura. Se você pudesse dizer isso. Esta nova linguagem foi bem razoável de ler e compreender por seres humanos. E por causa dessa combinação da língua é rápido, compacto e tornou-se muito popular entre os programadores de sistema e fabricantes de software comercial.
Com essa linguagem eles também desenvolveram UNIX, um sistema operacional genérico.
O poder do C era de que a linguagem tinha uma base pequena linguagem (vocabulário), mas apoiou-se sobre o que eles chamavam de bibliotecas. Bibliotecas contêm instruções de máquina específicas para executar tarefas, como o OS faz. Essas bibliotecas foram as únicas peças que tiveram que ser redesenhado para máquinas diferentes, ou famílias de processadores. Mas, e que era a força C, a interface de programação / linguagem permaneceu a mesma.Portabilidade nasceu. Sourcecode poderia ser reutilizado, apenas para ser recompilados quando teve de ser executado em outras máquinas.



Um exemplo clássico de C, imprimindo "Olá Mundo" na tela: 

#include 
void main(void)
{
printf("Ola mundo! \n"); 
}


Logo os fabricantes em outros idiomas saltou sobre o bandwagon e da indústria de software saltou à frente. A indústria desta área saiu como um foguete! 


Fonte: thocp.net

0 comentários:

Postar um comentário