terça-feira, 27 de março de 2012


Mozilla anunciou na sexta-feira (dia 23) que o Firefox do próximo mês 12 será a última versão para rodar em edições anteriores do Windows XP e do Window 2000.
A empresa também reiterou que vai parar de servir as atualizações de segurança para Firefox 2010 de 3,6 em abril.
Começando com o Firefox 13, os requisitos mínimos do navegador será XP Service Pack 2 (SP2). Firefox 13 não funcionará no Windows 2000, Windows XP RTM (versão de produção, o original meados de 2001, compilação) ou XP SP1.
Firefox 12, definido para enviar 24 de abril e deverá ser substituída pela próxima edição em 4 de junho, será o último que suporta os três mais antigos do Windows.
"Esta mudança de suporte permite melhorar significativamente o desempenho do Firefox no Windows usando um mais moderno sistema de construção", afirmou a Mozilla em um posto sexta-feira a um blog da empresa.
A decisão não foi uma surpresa: Mozilla vem discutindo a mudança de pelo menos três anos . E a empresa realmente puxou o gatilho de dois meses atrás, quando Asa Dotzler, diretor do Firefox, explicou o raciocínio da empresa.
"Nossos desenvolvedores não têm sido capazes de tirar proveito dos recursos do compilador novas [no Visual Studio 2010] e tiveram de lutar para manter as otimizações valiosas de quebrar, inclusive tendo que voltar atrás e, finalmente, atrasar algumas características importantes como SPDY", disse Dotzler no final de janeiro . "Nossos usuários têm sofrido um ritmo mais lento do que o Firefox seria possível que ambos os resultados diretos e indiretos da mudança para um compilador mais moderno."
SPDY, para "speedy", é um protocolo de Google-desenvolvido que promete mais rápido e carregamento da página mais seguro. Mozilla adicionou suporte para SPDY no Firefox 11, a 13 de marco de lançamento.
Ao mudar para o Visual Studio 2010, a Mozilla não será capaz de construir o Firefox para os sistemas operacionais mais antigos, disse Dotzler. Pois a Microsoft retirou todas as edições de três anos atrás.
Windows 2000 caiu fora da lista de suporte da Microsoft em meados de 2010, e XP e XP SP1 foram despejados em 2004 e 2006, respectivamente. Microsoft nem sequer suporta o Windows XP SP2 .
A única versão do Windows XP ainda apoiado pela Microsoft com atualizações de segurança - incluindo correções para Internet Explorer 6 (IE6), o navegador que veio com o sistema operacional - é SP3, que lançou em 2008 e tem dois anos de vida do suporte para a esquerda.
Mozilla recomenda que os usuários do Firefox ainda que executam o Windows XP RTM ou XP SP1 para migrar para um novo sistema operacional - Windows XP SP3 é uma atualização gratuita - e pediu que clientes do Windows 2000 para fazer o mesmo.
Dotzler também orientou usuários do Windows 2000 para um rival. "Se você é um usuário do Windows 2000 e você simplesmente não pode atualizar seu PC com uma versão do Windows mais moderna, tenho certeza que as pessoas boas em cima da Opera [Software] ficará feliz em ajudá-lo", disse Dotzler na sexta-feira .
Opera roda em Windows 2000, mas seu fabricante norueguesa recomenda XP ou posterior.
Ao contrário do Opera, Chrome do Google não é uma opção, uma vez que o limite inferior do Chrome é o mesmo do Firefox, Windows XP SP2.
Na sexta-feira, Mozilla também repetiu o que havia anunciado na semana anterior, que o Firefox 3.6 é o suporte se aproximando da aposentadoria.
Firefox 3.6.28, que Mozilla enviado 13 de março é a última atualização planejada para o navegador de dois anos de idade. Entre hoje e 24 de abril, Mozilla só irá liberar correções para 3,6 se os desenvolvedores descobrir crítica de segurança ou problemas de estabilidade.
Mozilla Firefox 3.6 aconselhou os usuários a atualizar para a edição atual, ou na sua falta, Firefox ESR (Release Suporte Estendido) , a compilação que tem como alvo empresas desconfiam de atualizar navegadores a cada seis semanas.
Porque o Firefox ESR recebe apenas atualizações de segurança durante a 54 semanas de ciclo de vida - a primeira edição é baseado no Firefox 10, e não vai mudar sensivelmente até novembro de 2012 - Windows 2000, XP RTM e XP SP1 pode continuar a executá-lo através início de fevereiro de 2013.


0 comentários:

Postar um comentário