domingo, 11 de março de 2012


Greg Kroah-Hartman lançou o kernel de longo prazo 3.0.20 e a versão já estável 3.2.5. Em cada uma das versões, apenas um bug foi consertado, o que permite que a tecnologia PCIe ASPM (utilizada para economizar energia) seja usada em sistemas com uma BIOS que ativa o ASPM em alguns componentes - mas alguns que estão no FADT não suportam a tecnologia.

De acordo com Matthew Garrett, que desenvolveu o patch, a mudança pode reduzir o consumo de energia do Thinkpad X220 em torno de 5 watts. Mas o patch só se mostra efetivo em sistemas com o problema descrito anteriormente, que pode ser identificado ao usardmesg para exibir mensagens do kernel e procurar pela mensagen “ACPI FADT declara que o sistema não suporta PCIe ASPM, logo, é melhor desativá-lo”.
Há algumas semanas, o patch foi incorporado pela árvore principal de desenvolvimento Linux, que irá formar a base para o lançamento do Linux 3.3, em março. Esse tipo de patch, que poderia causar problemas em sistemas isolados, não são comumente inseridos em kernels estáveis, ou de longo prazo. O projeto Fedora está testando este patch como parte de suas distribuições atuais.
Há outro problema que provavelmente afetará outros ssitemas: os atuais kernels Linux, por padrão, não ativam o RC6, que também economiza energia, e é encontrado nos processadores Intel. Isso causa erros gráficos e quebras em sistemas isolados. O RC6 economiza em torno de 3 a 5 watts, o que para um notebook significa uma vida maior para a bateria. Você pode fazer testes usando o argumento kernel i915.i915_enable_rc6=1.

0 comentários:

Postar um comentário