Nos dias que antecederam a fotografia digital, aparentemente cada loja da esquina teve costela em cima do rack do filme em exibição. Cada rolo de filme foi marcado com uma velocidade medidos na norma ISO-, tais como 100, 200, ou 400. Filme de maior velocidade foi útil para fotografia com pouca luz, mas teve uma séria desvantagem: grãos.
Grão do filme era inimigo de cada fotógrafo. Em vez de lisas, texturas naturais, grão colocar manchas feias todo uma foto. E, embora os dias de fotos granuladas estão longe atrás de nós, fotos digitais têm um problema semelhante: o ruído digital.
Você certamente já viu ruído em suas próprias fotos. No lado positivo, o ruído tende a ser muito pequena, e quando você vê uma foto muitos megapixels na tela do computador, ruído pixel-tamanho é tão pequeno que geralmente desaparece no fundo. Você pode olhar para uma foto muito barulhento e nem sequer sabem disso.O ruído torna-se evidente, no entanto, quando você aumentar o zoom, se você cortá-la para baixo para um pequeno detalhe, por exemplo, ou se você tentar fazer uma grande impressão. Vamos aprender a controlar o ruído.
A ciência do ruído
Noise é um termo apropriado, porque descreve o que acontece visualmente em uma foto: Tiny, bastante regular, mas manchas indesejadas de cor estragar a foto. A origem do problema é "dados ruidosos"-não confiáveis ou dados contaminados. E é isso que está acontecendo aqui.
Milhões de photosites multidão sensor da câmera, e cada um registra a luz recebida de tensão. Infelizmente, photosites pode ficar confuso. Se a luz estiver muito fraca, ou a sensibilidade do sensor é muito alto, photosites pode interpretar tensões aleatórias como a luz. O resultado é uma fotografia com ruído.
Vários fatores podem contribuir para o ruído nas fotos. O que você tem o mínimo controle sobre o tamanho do sensor da câmera. Quanto menor o sensor, mais ruído vai aparecer em suas fotos, porque os photosites hermeticamente embalados tendem a sobrepor-se e interferem uns com os outros. É por isso que os smartphones, que possuem sensores minúsculos, tendem a gerar fotos muito ruidosas, independentemente de qualquer outro fator. As câmeras digitais compactas são um pouco menos barulhento, e full-frame-SLRs digitais, que têm relativamente grandes sensores tendem a ter o mínimo de ruído. Todos os outros fatores são iguais, uma DSLR vai tirar uma foto mais limpa do que um smartphone cada vez.
Controlar o ruído com ISO
Ao contrário de tamanho do sensor, ISO da câmera definição-que controla a sensibilidade da câmera à luz, é em grande parte sob seu controle. Por exemplo, você pode aumentar o ISO para tirar fotos mais nítidas com pouca luz. No entanto, um ISO maior também significa mais barulho. Claro que, por vezes, o trade-off faz sentido. Se você está tentando tirar fotos no final do dia sem flash, acionando o ISO é a sua melhor opção. Mas quando você está feito, marcar o ISO para baixo um preço tão baixo quanto ele vai, assim você pode evitar tirar fotos desnecessariamente barulhentos no dia seguinte quando você está filmando sob luz solar intensa.
As pessoas muitas vezes atirar em ISOs mais elevados sem perceber. Se você configurar a câmera para Auto, por exemplo, ele provavelmente irá aumentar o ISO sem dizê-lo, essa é uma boa razão para disparar no modo Programa vez.
Se você tem um smartphone que você usa para a fotografia, você pode ter algum controle sobre ISO. Usuários de Windows Phone e Android, por exemplo, pode definir manualmente ISO. O iPhone, no entanto, não tem ISO de controle tirar uma foto com pouca luz, e do iPhone aumenta automaticamente o ISO para tentar compensar essas condições.
Mantê-lo fresco
Sensores da câmera tendem a gerar mais barulho quando está quente. Assim, se você deixar sua câmera no painel do seu carro ao sol escaldante por algumas horas e depois tentar tirar algumas fotos, o sensor vai ser quente o suficiente para gerar muito mais ruído, mesmo em ISO baixo. Não importa que tipo de câmera que você tem, a partir de um iPhone para um DSLR-ele vai tirar fotos melhores, se você mantê-lo fresco.
Da mesma forma, você pode aumentar a temperatura de um sensor, empurrando seus limites de desempenho. Quanto mais você usar o sensor, quanto mais quente fica. Especificamente, o sensor pode ficar muito tostado de tomar exposições-a muito longos de 30 segundos de exposição à noite é provável que seja muito barulhento, por exemplo, ou de captura de imagens em modo burst, em que você grava uma dúzia de fotos em poucos segundos . Provavelmente a coisa mais ruído de indução que você pode fazer é gravar vídeo: Se você gravar cinco minutos de vídeo e, em seguida, iniciar imediatamente tirando fotos estáticas, essas imagens quase certamente irá sofrer muito barulho.
0 comentários:
Postar um comentário