Algo sinistro ocorreu no início desta semana: No meio de toda a conversa sobre a data de lançamento do Windows 8.1 , a Lenovo anunciou calmamente que ele enviados mais dispositivos móveis do que desktops e notebooks no segundo trimestre.
Lenovo vende mais computadores do que qualquer outra empresa, o que é uma grande façanha poderoso de fato.
Bom para Lenovo, certo? Certo. Mas, além de que uma empresa, o que significa quando o fabricante top de PCs do mundo vende mais tablets e smartphones do que faz os computadores tradicionais? Mas isso é mais um sinal da morte iminente do PC? Estamos entrando em uma era que vai ser dominado exclusivamente por smartphones e tablets?
Não tão rápido: O PC ainda não está morto. Não é apenas a estrela de solo ardente que costumava ser.
PCs ainda balança, especialmente na Lenovo
Lenovo não forneceu quaisquer números específicos sobre quantas smartphones e tablets é enviado, ea divisão exata entre PCs tradicionais e dispositivos móveis não é concretamente clara. Dito isto, as estimativas do Gartner e IDC colocar a diferença em uma escassa 300.000 unidades (12,9 milhões de PCs para 12,6 milhões de dispositivos móveis).
"As remessas de PC da Lenovo ainda eram muito fortes", diz o analista Tim Bajarin, presidente da Creative Strategies. A popularidade do negócio focada marca ThinkPad, combinado com o IdeaPad centrada no consumidor line-up tem impulsionado negócio de computadores da Lenovo, diz ele.
Apesar de o transporte menos unidades de PC do que os dispositivos móveis, no entanto, desktops e laptops ainda fazer-se uma gritante 79,8 por cento do total da receita da Lenovo. Na verdade, Mobile Internet da empresa Digital Home divisão, responsável por smartphones, tablets e TVs inteligentes, compunham apenas 13,7 por cento de todo o dinheiro recolhido pela empresa entre abril e junho.
Smartphones e tablets da Lenovo pode ter apenas chiou por vendas de PCs, mas quando se trata da linha de fundo, PCs da empresa ainda estão firmemente no banco do motorista.
Canário na mina de carvão?
Mas, além de toda a conversa sobre dólares e centavos, o que significa mudança da Lenovo para o resto da indústria de PC? Isso é uma chamada dura.
Lenovo é o único grande produtor de PC que também é um grande jogador em smartphones e tablets. A carteira amplamente diversificada definitivamente Lenovo dá uma vantagem sobre seus principais concorrentes de PC, diz Bajarin, especialmente no mercado corporativo, onde ter uma ampla gama de dispositivos móveis e PCs podem ajudar a contratos corporativos suculentos seguras.
Após a Lenovo, a segunda maior fabricante de PCs é Hewlett-Packard, uma empresa que mantém falando sobre voltar para o jogo smartphone e aumentando sua aposta em tablets. Mas aquém do baratíssimo Slate 7 e um único high-end do Windows tablet, a HP continua a ser uma empresa solidamente notebook e desktop.
Como você olhar mais para baixo o PC top cinco, a Dell não tem feito muito para estimular os compradores com suas tentativas de tablets e smartphones. O Taiwan baseado titãs Acer e Asus tanto produzir smartphones, mas são mais conhecidos por seus tablets Android. Ambas as empresas são top cinco vendedores de tablets em todo o mundo e enviado um combinado de 3,5 milhões de tablets no último trimestre, de acordo com a IDC.
A ascensão da "computação a qualquer hora e em qualquer lugar"
Onde as coisas começam a ficar realmente interessante, porém, é quando você olha para o top 5 fabricantes de smartphones em todo o mundo. É aí que você começa a ver as empresas que são mais como Lenovo, particularmente Samsung e Apple.
"Quando você combina PCs, tablets e smartphones, todos juntos em uma categoria, a Apple ea Samsung são dominantes", disse Bob O'Donnell, vice-presidente da IDC para clientes e displays. IDC foi recentemente rastreamento nesta categoria Super chamados "dispositivos inteligentes conectados", enquanto o Gartner chama de mega-agrupamento "a qualquer hora e em qualquer lugar de computação."
IPhone da Apple tem rotineiramente superou o Mac desde o iPhone 3G foi lançado em 2008. Samsung não se classifica como um top cinco produtor PC, mas é muito popular no mundo móvel, graças ao seu line-up de smartphones Galaxy e tablets. Abaixo os dois líderes de mercado, que tendem a ver uma miscelânea de várias marcas ou como O'Donnell disse, "muito barulho", onde é difícil discernir muita coisa.
Mas ao longo dos dois últimos trimestres, O'Donnell diz, a Lenovo começou a quebrar a tornar-se a terceira maior empresa de dispositivo inteligente conectado do mundo, atrás da Apple e Samsung. Ganhos da Lenovo são apenas um reflexo do fato de que a Lenovo quer ser um jogador dispositivo relevante e que significa ser um grande jogador em todas as três categorias, de acordo com O'Donnell.
Um mundo, muitas telas
Na esteira dos resultados impressionantes de sua empresa no segundo trimestre, presidente e CEO Yang Yuanqing declarou que a Lenovo está "transformando rapidamente ... em um negócio PC-plus" - não um negócio "pós-PC".
Essa é a verdadeira takeaway aqui. Claro, o mercado de PC tradicional é a hemorragia , e, sim, o mercado de dispositivos móveis está explodindo. Mas não importa como você corta, ambos os segmentos vender centenas de milhões de unidades no ano e ano-out, e todas estas chapas e smartphones e desktops e laptops e híbridos lançando-flop de flexão apenas queda planície sob o guarda-chuva geral tudo-em torno de computação .
Quando você olha para ele, em que a luz, a Lenovo não tenha feito nada significativamente diferente do que Apple e Samsung, os líderes do dispositivo conectado.
Sim, o fato de que a maior fabricante de PCs do mundo vende mais dispositivos móveis soa assustador na superfície, mas a Lenovo só pegando uma tendência onde o PC não é necessariamente deposto por ardósias e smartphones, ele só tem um papel um pouco igual em um universo cada vez maior de dispositivos.
Que WTF de tradução é essa, cara-pálida? A matéria é interessante mas o texto está uma verdadeira m3rd4! Thx!
ResponderExcluir